Usinas Solares

5 Principais Usinas Solares no Brasil

Usinas Solares

O sol é a fonte de energia mais abundante do Brasil, mas, infelizmente, hoje representa apenas 1% da geração elétrica nacional. O que é uma pena para um país que, graças a sua grande extensão territorial e favorável posição geográfica, possui uma das médias mais altas de radiação solar do mundo todo. 

No entanto, o futuro parece ser bastante promissor para a captação de energia solar no Brasil. Por exemplo, embora o número de usinas construídas em território nacional hoje em dia seja relativamente pequeno, existe a previsão de um grande crescimento para os próximos anos. Para conhecer as usinas solares brasileiras, continue o texto.

Principais parques solares

Neste post vamos falar sobre os principais parques solares já em funcionamento no país. Quer ficar por dentro do assunto? Então confira a nossa lista!

  • O Parque solar Nova Olinda localizado em Ribeira no estado do Piauí, é a maior usina solar do Brasil e produz cerca de 292 MW de energia por meio de 930 mil painéis solares e atinge quase 300 mil residências.
  • O Parque de Ituverava, localizado na Bahia, mais especificamente no município de Tabocas do Brejo Velho, é o segundo maior do país no momento e atende 268 mil lares, gerando cerca de 254 MW de energia.
  • O Parque Solar de Bom Jesus da Lapa, também no estado da Bahia, produz 158 MW e alimenta o consumo energético de, aproximadamente, 166 mil residências. 
  • A usina solar de Tauá, construída na cidade de Tauá no estado do Ceará, que produz atualmente energia o suficiente para, em média, 650 lares populares e possui uma potência de 1 MW. Além de ter sido o primeiro parque solar no Brasil a gerar eletricidade em escala comercial.
  • Localizado em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, o Parque Solar de Pirapora atualmente está sendo construído e possui todo o potencial para se tornar o maior em todo o território nacional, gerando até 400 MW de energia elétrica.

Outras usinas solares

Outros locais interessantes de serem mencionados são: a Usina Solar da Eletrosul e a Usina Solar do Estádio Mineirão. A primeira foi habilmente construída em cima do próprio prédio da empresa, cobrindo as vagas de estacionamento e proporcionando sombra para todos os carros estacionados. 

A potência solar não é muito grande (1MW, assim como a usina de Tauá), mas o projeto impressiona por ser a primeira usina desse tamanho a ser construída integrada a um edifício comercial.

Já o estádio Mineirão possui a maior usina do tipo construída em um estádio de futebol no Brasil e conta com mais de 6 mil painéis solares, gerando em média 1.42MW.

Maior usina solar do mundo

A maior usina solar do mundo, naturalmente, se encontra nos Estados Unidos, país que vem investindo em peso na tecnologia há algumas décadas. O projeto ficou pronto em 2015, fica localizado perto do munícipio de Rosamond na Califórnia, e é capaz de gerar 579 MW. 

São duas usinas construídas juntas, que ocupam aproximadamente uma área de 13km² no meio do deserto, totalizando um milhão e setecentos mil painéis fotovoltaicos captando radiação solar. 

O segundo e o terceiro lugar em potência energética também ficam nas mãos dos Estados Unidos da América: a Topaz Solar Farm, que produz 550 MW de potência, e a Desert Sunlight Solar Farm, que também atinge a potência pico de 550W. 

Já o prêmio para o quarto lugar vai para a China. A usina Longyangxia, na China, tem uma capacidade de geração de 480 MW. Além disso, o Egito planeja roubar o primeiro lugar dos Estados Unidos em pouco tempo, com o ambicioso projeto do Complexo BenBan que irá possuir uma potência instalada de impressionantes 1.8 GW.

Agora que o texto terminou, leia o nosso conteúdo sobre sistema fotovoltaico.

TEM INTERESSE?

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Postagem relacionadas