Placa fotovoltaica: você conhece a eficiência desses painéis?

Eficiência energética é a utilização da energia de forma eficiente para se alcançar algum resultado determinado. Em outras palavras, é quão bem conseguimos usar os recursos disponíveis sem desperdício. A placa fotovoltaica se encaixa perfeitamente nesse conceito.

Tudo que envolve energia tem uma taxa de eficiência energética, isso inclui o sistema fotovoltaico. Quanto mais eficiente a conversão de energia solar em energia elétrica, menos placas são necessárias para abastecer um comércio ou residência.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue a leitura para tirar suas dúvidas!

Qual é a eficiência da placa fotovoltaica?

Os painéis fotovoltaicos têm uma eficiência energética que varia bastante. Os modelos mais comuns, com preço mais acessível e amplamente vendidos, conseguem converter entre 15% e 19% da energia solar em energia elétrica.

Isso significa que esse é o máximo da eficiência que pode ser alcançada? Não! O setor de energia solar está evoluindo todos os dias. Hoje já existem painéis, que ainda não são comercializados e são usados em missões espaciais, com eficiência superior a 30%.

Logo, a cada ano serão necessários menos painéis para gerar a mesma quantidade de energia. Quem já tiver as instalações em sua casa, com placas e conversores, poderá aproveitar essas novidades assim que forem sendo lançadas no mercado.

O que esses valores de eficiência energética significam?

Uma eficiência de 15% a 19% parece pouca coisa, mas no caso das placas fotovoltaicas não é.

Veja bem: o Sol é uma fonte limpa, renovável e inesgotável de energia. Diariamente, temos grande irradiação em todo o país.

Assim, a eficiência dos painéis, quando pensamos na quantidade de energia solar disponível ao longo dos dias, é suficiente para abastecer residências, indústrias, comércios e propriedades rurais.

A única diferença dessa tecnologia mais eficiente é que será preciso menos m² de painéis fotovoltaicos para gerar a mesma quantidade de energia.

Entretanto, isso não é um problema, já que mesmo com a taxa de conversão entre 15% e 19% o espaço destinado à colocação das placas é pequeno.

Qual é a garantia de eficiência dessa tecnologia?

Um dos pontos mais importantes sobre os painéis fotovoltaicos é o seu custo benefício. Uma vez que essa tecnologia é instalada, ela gera energia constantemente e em pouco tempo o valor economizado é o suficiente para pagar as placas.

O mais interessante é a vida útil dos painéis. Mesmo sofrendo, frequentemente, com os danos causados pelo sol, eles mantêm até 80% da sua capacidade nos primeiros 25 anos.

Além disso, é possível que cada uma das placas dure mais de 50 anos mantendo, ainda, 60% das suas capacidades.

Em alguns casos as placas fotovoltaicas podem se pagar em menos de 5 anos, graças à economia gerada. Assim, esse investimento é interessante para qualquer pessoa.

Como você pôde ver, os sistemas fotovoltaicos já estão bem desenvolvidos e cumprem com o que prometem: uma geração de energia limpa, constante e barata.

A eficiência dessa tecnologia já é o suficiente para alimentar residências e casas sem grandes problemas e a tendência é que isso melhore a cada ano.

Agora que você sabe o quão vantajosa é a energia solar, solicite um orçamento e veja quanto é necessário investir para aproveitar esses benefícios!

TEM INTERESSE?

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Postagem relacionadas