lâmpada e moedas

Energia Solar Ficou Mais Barata?

lâmpada e moedas

A utilização da energia solar na sua própria casa, e a instalação de um sistema fotovoltaico para captá-la de forma adequada, ainda é, em geral, algo considerado caro e até mesmo um luxo para a maioria das pessoas. A verdade é que nunca foi tão fácil gerar sua própria energia.

O uso da energia solar cresce cada vez mais no Brasil. De acordo com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar), Rodrigo Sauaia, a previsão é de que até o final de 2019, a capacidade instalada de energia solar no país aumente aproximadamente 44%.  

Segundo dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), até 2024 serão 886,7 mil unidades consumidoras que receberão créditos dessa energia. A prática está se popularizando, mas será que ela ficou mais barata? Vamos descobrir esse preço.

Vantagens da energia solar

O Brasil é um dos países que possui maior incidência solar, então nada mais justo do que aproveitar essa incrível fonte de energia limpa e renovável. O uso da energia solar é, comprovadamente, 100% sustentável. Não agride o meio ambiente, valoriza o seu imóvel e abate o seu investimento por completo, em média, em até cinco anos.

O maior problema é o custo inicial da instalação, mas a boa notícia é que esse valor cai cada vez mais ao passar dos anos. A instalação de placas solares na sua casa, algo que já custou em torno dos R$ 20.000.00 anos atrás, hoje em dia já pode ser feita por aproximadamente R$ 10.000,00.

Após instalado, o sistema fotovoltaico pede pouco mais do que limpeza periódica para continuar funcionando por até 25 anos, aproveitando no mínimo, 80% da sua eficiência original. 

Além disso, em modelos On-Grid de geração distribuída, o excedente gerado durante o dia se transforma em créditos energéticos para que você supra sua necessidade de energia durante a noite e/ou em dias nublados.

Custo benefício da energia solar

Nos últimos dez anos, os preços para instalação de sistemas fotovoltaicos caíram até 80%, de acordo com a Absolar.  A previsão é que esses valores diminuam cada vez mais, em consequência do aumento da utilização pelos consumidores mencionado anteriormente.

Ao contrário da energia gerada por meio das distribuidoras, que está cada vez mais cara, devido a dificuldade de produção. Afinal, as condições não estão favoráveis, por causa das crises ambientais.

Impactos na conta de luz

A energia nunca é desperdiçada e sua economia total pode chegar a 95% do valor da conta de luz. Isso porque com a instalação de painéis fotovoltaicos, o consumo de energia da distribuidora diminui consideravelmente.

Além disso, se a produção de energia for maior do que o utilizado no imóvel, o excedente é transformado em créditos na conta de luz. Em resumo: o valor da conta abaixa e você ainda pode produzir descontos.

A energia solar, pensada como um investimento a médio prazo, colabora e muito com seu bolso. Afinal, você pagará pela instalação, que pode até mesmo ser financiada, e ao quitar todos os valores, não há mais gastos.

Pode parecer que o ideal é esperar alguns anos para fazer o investimento, já que os valores irão diminuir ainda mais. Mas, na realidade, o retorno do investimento é quase imediato, então vale a pena começar o quanto antes.

Antes de se tornar um “prosumidor” (consumidor que também produz) da sua própria energia solar, entenda melhor o panorama das fontes de energia no Brasil. Baixe nosso exclusivo e-book: Matriz Energética Brasileira.

TEM INTERESSE?

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Postagem relacionadas