eletrodomésticos que consomem energia na cozinha

Eletrodomésticos Que Mais Consomem Energia: Quais São?

eletrodomésticos que consomem energia na cozinha

Ninguém gosta de receber uma conta de luz com um valor mais alto do que o esperado. Infelizmente, com a recente inclusão das bandeiras amarela e vermelha, e os constantes reajustes nas taxas energéticas, valores altos na conta elétrica se tornaram uma realidade para muita gente.

Na constante busca pela redução no consumo de energia, que parece não acabar nunca, vale a pena prestar mais atenção em quais são os eletrônicos da sua casa que mais atacam o seu bolso. Você já parou para pensar, afinal, qual é o eletrodoméstico que mais consome energia? Continue lendo e descubra como economizar mais no seu consumo de energia do mês.

O ar condicionado e o chuveiro elétrico são os eletrodomésticos mais custosos

Acho que não é surpresa para ninguém, mas os aparelhos domésticos que mais consomem energia são o ar condicionado e o chuveiro elétrico. Ambos produzem calor enquanto ligados, e por isso pedem muito mais energia do que outros eletrodomésticos, mas já que o ar condicionado costuma ficar ligado por muito mais tempo do que o chuveiro, é importante ficar ainda mais atento ao aparelho. 

Para evitar que o ar condicionado seja o grande vilão da sua conta de luz, tente não pedir muito esforço do aparelho. O maior gasto de energia ocorre enquanto o ar condicionado tenta atingir uma temperatura muito baixa e mantê-la assim, portanto, tente utilizar uma temperatura mais alta (algo como 23 graus). Além disso, lembre-se de fechar as portas e janelas do local que será refrigerado, faça a limpeza periódica do filtro de ar e tente nunca deixar o aparelho ligado o dia inteiro. 

Quanto o chuveiro elétrico, ele é sim o campeão do consumo de energia e costuma representar até 30% do valor da conta de luz. A dica é simples: tome banhos mais rápidos. Além disso, adotar uma prática de desligar o chuveiro enquanto estiver passando xampu ou sabonete, ou de colocar o aparelho no modo “verão” em dias mais quentes, também podem representar uma economia significativa.

Fique atento também ao consumo de energia da geladeira

A geladeira talvez seja o eletrodoméstico mais indispensável de qualquer casa, só que, infelizmente, ela também gasta bastante energia. Não é possível desligar a geladeira, já que ela trabalha a todo segundo para conservar seus alimentos, mas existem alguns cuidados e mudanças de hábito que podem ajudar na redução do consumo do aparelho.

Primeiro, preste atenção no local do aparelho e tente colocá-lo longe de algo muito quente, como o fogão, e mantenha as borrachas de vedação em um bom estado. Por fim, evite abrir a porta do aparelho toda hora ou deixá-la aberta por muito tempo. Para isso, uma boa prática é retirar todos os itens que você precisa rapidamente e de uma só vez.

Outros eletrodomésticos

Pode não parecer, mas aparelhos que ficam em modo de espera (ou standby) como televisores, videogames, computadores, microondas, receptores de TV a cabo ou até carregadores de celular podem consumir energia de forma significativa — e render gastos desnecessários no fim do mês. 

Infelizmente esses aparelhos consomem energia mesmo quando não estão sendo utilizados. Pode ser menos prático e mais trabalhoso, mas se você realmente quiser evitar esse tipo de consumo a única solução é retirar todos os aparelhos da tomada assim que acabar de usá-los. 

Outra alternativa que pode ajudar você a economizar energia de uma forma geral, e não só em relação ao consumo proveniente dos eletrodomésticos, é o uso da energia solar por meio da instalação de um sistema fotovoltaico. Dependendo do consumo médio da sua casa, o investimento pode gerar uma economia de até 95% na sua conta de energia.

Quer entender melhor essa possibilidade? Utilize nosso simulador solar!

TEM INTERESSE?

SOLICITE UM ORÇAMENTO

Postagem relacionadas